Linguagem das Emoções


Hoje estamos vivendo num mundo cada vez mais acelerado em termos de informações. Somos bombardeados (literalmente) por avalanches de informações diariamente, ditando regras, normas e leis de como devemos nos conduzir na vida. Vemos propaganda de como deve ser o nosso corpo e como adquirir um corpo perfeito; de como nos vestir, de como nos alimentar, etc., etc., etc., ou seja, devemos fazer e ser o que os outros querem que sejamos e façamos menos ser nós mesmos.
Tudo isso gera transtornos e conflitos internos, que se exteriorizam, causando um dano maior em nossos relacionamentos com os outros e conosco mesmo.
Em toda a História o Homem busca a todo custo a FELICIDADE.
O que é felicidade?
Seria ter um bom emprego? Um carro do ano da melhor marca e modelo? Uma boa conta bancária? Uma Família funcional? Etc., então por que o homem está cada vez mais isolado, deprimido, triste?
Seria um estado emocional estável?
Vejo que quando nos emocionamos, sentimos justificadamente ou por engano, que algum estímulo afetou o nosso bem estar, ou para melhor ou para pior, ou ainda algo que está acontecendo ou  está prestes acontecer. Isto envolve cognição, pensamento que fazemos a respeito de algo.
Emocionar-se é inerente do ser humano, pois faz parte do nosso ser no mundo.
A emoção só acontece por que houve um pensamento antes a respeito de algum estímulo. Sendo na maioria das vezes muito fugaz, que não percebemos, por estar no automático, o que os estudiosos desta área do conhecimento o denominaram de Pensamento Automático (PA), só damos conta do nosso comportamento e suas conseqüências.
A boa noticia a respeito dos PA., é que podemos tornar-nos conscientes dos mesmos e escolher como nos comportarmos de maneira saudável. 
Hoje pode-se falar sobre TCC (Terapia Cognitivo Comportamental), que está ganhado força na resolução de problemas.
Quem na sua rotina diária, dirigindo seu carro, não foi fechado por outro veículo? Que pensamentos teve no momento? Ou será que reagiu de imediato? Creio que a segunda opção foi a mais usada.
Como você se percebeu fisicamente ao reagir?
Para entender o que quero dizer. Eu pergunto se alguém já se percebeu neste exato momento da reação? Já viu alguém deprimido para descrever sua aparência facial e física? É como você se olhasse no espelho para visualizar seu rosto no memento da reação. Entendeu? Eureca!?
Sua linguagem não verbal é enfoque deste pequeno texto.
O corpo demonstra as nossas emoções, mesmo que tentemos escondê-las, e jamais em tempo algum o corpo consegui mentir.
Mesmo que não verbalizemos nada, a linguagem não verbal nos diz que precisamos saber. Só com a prática aprendemos a ouvir o corpo e a ver o corpo.
A linguagem das emoções envolve a linguagem verbal e a não verbal.
A linguagem não verbal, já sabemos que o corpo demonstra.
A linguagem verbal, também contribui para entendermos como o outro está, mesmo que não estejamos vendo.
Para ilustrar isso, vou relatar um caso de um colega médico e peço antecipadamente sua autorização para publicá-la. (EKMAN, P. 2011).
Por mais que tentemos disfarçar a emoção não conseguimos, pois a linguagem não verbal não é mentirosa.
”Mary (pseudônimo) era uma mulher de 40 anos que havia tentado suicídio por três vezes antes de ser internada. O Dr. Ekman ao assistir ao filme que fora realizado no período intermediário de sua internação, não percebeu que ela estava mentindo sobre suas emoções; pois a mesma sorria muito, falava com otimismo e parecia animada fazendo crer que estava bem.
Porém ao examinar o filme detalhadamente em câmera lenta e até quadro a quadro, num trabalho exaustivo para colher informações, o que valeu a pena.
Em um ponto da entrevista, o médico perguntou a Mary acerca dos seus planos para o futuro. Em uma pequena pausa antes de responder, percebeu-se um aspecto de intensa angústia tomar conta da face de Mary; Esse aspecto foi tão fugaz e rapidamente disfarçado por um sorriso. No quadro congelado a emoção de Mary ficou clara.
A estas expressões o Dr. Ekman e seu colaborador a denominaram de microexpressões, que são movimentos faciais muito rápidos, e perceberam que ocasionavam escapamento não verbal dos verdadeiros sentimentos.  Outros estudiosos já haviam detectado estas microexpressões e afirmaram que não são visíveis em tempo real, porém se sabemos o que estamos procurando em uma entrevista, a identificamos, mas isso só com a pratica torna-se mais fácil detectá-las. Estas microexpressões, devemos relacioná-las com o contextos e às vezes fazer um questionamento adicional.
Também devem ser avaliados os sinais da emoção na voz, sua entonação, postura e outros indícios de base cognitiva.
A ferramenta TCC é maravilhosa na solução de problemas, porém só acontece se o individuo que procura, está disposto a fazer escolhas melhores. Digo escolhas por que a nossa vida é feita de escolhas.
Aqui me reservo o direito de dizer que a TCC, e outras técnicas e ferramentas que olham o homem de maneira HOLÍSITICA, ou seja, para além do homem, contribui para a melhora das pessoas.
Deixo uma frase para reflexão, encontrada no oráculo de Delfos: “Conhece a ti mesmo”.
Você se conhece?