PENSE NISSO


“Devemos reservar uma parte do nosso dia para observar, sendo o mais sincero possível conosco, como construir um novo futuro possível para nós mesmos. Se praticarmos isso, se observarmos corretamente, livre dos filtros mentais, preconceitos, dogmas e paradigmas já existentes em nossa memória, que está guardado em nosso subconsciente, começaremos a ver oportunidades surgidas em nossas vidas”
Continuo nesta linha de pensamento, com o texto: “Quando vejo minha filha se divertindo com o brinquedo ou objeto qualquer, posso ver em seu rosto a pura alegria de tentar entender aquilo. Ela não desanima, continua até conseguir o que quer.
Quando consegue, parte para o próximo desafio, a proxima pergunta.”
Esta manhã eu a observei enquanto tentava abrir a fechadura do armário. Levou um tempo, mas ela continuou até descobrir como abrir. Depois de resolvido o problema da fechadura a alegria foi: Vamos abrir a porta! Com a porta aberta, o rosto dela se iluminou de excitação. Veja o que está lá dentro! O que é aquilo ali na prateleira? Era uma verdadeira viagem de descobrimento, repleto de alegria a cada passo.” (BETSY, 2007).
Ao observar minha sobrinha de cinco anos de idade, ao receber uma boneca que falava, sua curiosidade foi tamanha para saber de onde estava vindo aquela voz.
Resultado do experimento; destruiu a boneca até encontrar a fonte da voz, e o mais impressionante, foi à alegria de ter descoberto e aprendido.
Pergunto: é a mesma pergunta que me faço diariamente quando me levanto pela manhã, para um novo dia, pergunto para você:
- Qual é a sua fechadura?
- O que você deseja saber hoje?
- Por que você acordou hoje?
- O que há para você fazer, ser ou ter, já que a vida (DEUS), lhe presenteou com um novo dia?
- Será que você vai fazer as mesmas coisas, querendo obter resultados diferentes?
- Vai ficar aí, na rede social colocando fotos e se queixando da vida ou dando conta do que não te pertence?
- Será que você simplesmente é um sobrevivente?
- Será que você faz a vida acontecer, tendo uma vida que faz a diferença?
- Pense nisso.

 PARA REFLETIR

“Certo dia um letrado visitou um mestre ZEN, para lhe perguntar sobre o ZEN. Porém em vez de escutar o mestre, o letrado se limitou a falar sobre si mesmo e suas idéias.
Após algum tempo ouvindo o intelectual, mestre ZEN serviu chá. Encheu a xícara de chá até transbordar e continuou a encher, derramando na roupa do ilustre visitante.
- Não está vendo que a xícara encheu? Não cabe mais nada! Explodiu indignado o intelectual.
- Isso mesmo, respondeu o mestre ZEN, tal como a xícara, você está cheio de suas próprias idéias, opiniões, conceitos, preconceitos e paradigmas. Como poderei mostrar-lhes o ZEN, se você não esvazia sua xícara primeiro?
Repito a pergunta:
- Você é um sobrevivente ou faz a vida acontecer?